top of page
  • Foto do escritorMiguel Dias

A Bíblia dos médicos


Escritores, eu acho, se alimentam de literatura, assim como os médicos. O uso estético da linguagem escrita define a literatura? Escritores e médicos se alimentam de arte. Todos os médicos são escritores. Há arte na ciência médica e ciência na arte médica. Tem que haver ética, acima de tudo...

Ética Médica. Normas, Códigos e Declarações Internacionais, SMU 1988 foi a leitura que me impressionou. Seguido pelo Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina do Brasil (CFM), 2009. Art?...

A pandemia está sendo chocante. Vejo recontaminação em pessoas vacinadas. Variante delta, possivelmente. “Não existe remédio que mate o vírus e quem prescreve tem que estar preso”, repito desde 2019. Todos os recontaminados usavam hidroxicloroquina antes. Ainda assim, insisto em acreditar na variante como causa.

Tadeu Frederico Andrade, advogado de 65 anos, filiado ao Mutualista Prevent Senior Brasileiro em 24 de dezembro de 2020, foi diagnosticado com COVID e medicado com tratamento precoce por telefone. Em 30 de dezembro, ele foi entubado. Após 30 dias, seu médico ligou para a família para informar que Tadeu seria transferido para um leito híbrido para tratamento paliativo. O portador de marcapasso cardíaco não resistiria ao tubo. Eles não iriam mais dialisar ele e zero antibióticos. Mas Tadeu não tinha marca-passo e sua família ameaçou o Mutualista com uma denúncia por abandono do tratamento. Houve uma mudança de comportamento e Tadeu sobreviveu, após 120 dias. A Prevent Senior é acusada de priorizar o tratamento precoce com Cloroquina, Ivermectina e Flutamina para diminuir custos e não internar e evitar CTI. Ele forçou seus médicos a fazê-lo. Eles também experimentaram com seus internos usando essas drogas de várias maneiras. Eles ultrapassaram Josef Mengele. Genocídio!

Esta semana enviei um e-mail para Miguel Cherro com uma frase de Sócrates. Ele me respondeu e me chamou para o desafio de outubro. Zero literatura nesses 3 meses. Mas pensei melhor. Os Códigos de Ética são livros, e é isso que estou lendo, além de muitos artigos. É a literatura médica.

CFM, cap. XII. É proibido ao médico. Art.99. Participe de qualquer tipo de experimento com seres humanos para fins bélicos, políticos, étnicos, eugênicos... que violem a dignidade humana. Art. 108. Usando dados... sem referência... E assim partimos para a interpretação contraditória do que é off label e conflitos de interesse com a indústria farmacêutica. O mesmo CFM publicou o parecer n.º 04/2020 dando a entender que a hidroxicloroquina poderá ser utilizada em 3 situações. A Defensoria Pública da União do Brasil está responsabilizando o CFM por promover o uso de medicamentos ineficazes no tratamento do novo coronavírus. R$ 60 milhões é o pedido inicial para indenizar vítimas fatais.

Eles exigem verificação científica.

Ética Médica, pág. 31. II, Pesquisa Médica Combinada... 1. Durante o tratamento de um paciente, o médico deve ter a liberdade de usar um novo método diagnóstico e terapêutico se, em sua opinião, lhe der esperança de salvar a vida...3. Em qualquer pesquisa médica, cada paciente, inclusive o grupo controle, deve ter os melhores métodos...

A Bíblia de católicos e cristãos (estes últimos evangélicos), distorcida desde sua origem, é interpretada de forma perversa de acordo com os interesses de quem a está lendo. Mas, estamos diante do Código de Ética Médica e, pelo que vejo e o que me impressiona, os principais conselheiros estão interpretando-o a favor da barbárie e dos interesses econômicos dos laboratórios e da medicina privada. Jurar diante de Apolo, Esculápio, Hígea e Panaceia é o que mais importa para eles no contexto geral...


Nós, escritores médicos, nos alimentamos da literatura e do Livro da Vida. Isso se torna denso com anos de trabalho e experiências. Somos médicos até morrer. Estamos preparados para isso. Por isso e por tudo que vivemos, o descumprimento das bases dos textos daquele livro me impressiona, assim como o livro me impressiona, de ser rigorosamente seguido por nós. Não há ex-médicos. Há, sim, aqueles que se sentiram melhor que seus colegas ou clientes e que, por conflitos de interesse e desobediência à Ética, fizeram fortuna à custa de seu desempenho. Estes, embora ainda exerçam sua profissão, não são e nunca serão médicos porque suas almas nunca foram alimentadas pela literatura e pelo Livro da Vida.

Miguel Dias

Outubro de 2021


PS: Eu tinha escrito 4 páginas, quando vi o limite resumi o melhor que pude. Mais um exercício que estimula a participação em desafios.

Para TV CCM.

Posts recentes

Ver tudo

Bagaceiras

Comments


bottom of page