top of page
  • Foto do escritorCarlos Brackmann

Coluna Brackmann

TEXTÍCULO

ou

COMO O PLANTIO DE MUDAS DE PLÁTANOS NA AVENIDA PALMEIRAS DAS MISSÕES EM CRISSIUMAL CAUSOU UMA GRANDE POLÊMICA.

O que parecia uma simples medida de embelezamento da Av. Palmeiras das Missões em Crissiumal se tornou uma dor de cabeça para o prefeito de Crissiumal.

Isto porque numa das mais tradicionais e na mais extensa avenida do município de Crissiumal ocorreu o plantio de algumas mudas de plátanos no canteiro central onde antes havia palmeiras Jerivás.

Segundo o ex-prefeito Carlos Willy Grün, no passado as ruas e avenidas recebiam o nome de cidades, dentre elas a Avenida Palmeiras das Missões (em homenagem ao município de Palmeira das Missões), a qual em razão de sua denominação recebeu os primeiros exemplares da palmeira Jerivá que ocupou por alguns anos a totalidade dos canteiros da avenida.

Em razão da idade e de algumas pragas que acometeram alguns exemplares deste espécime, partes dos canteiros desta avenida ficaram sem a reposição de mudas por algum período.

Entretanto, alguns dias atrás a Prefeitura efetuou o plantio de mudas de plátanos a fim de suprir aquelas lacunas deixadas pelas palmeiras.

Este foi estopim da polêmica que ganhou corpo nas redes sociais, após a população tomar ciência de que haviam sido plantadas mudas de plátanos na avenida.

As críticas foram várias, de que “descaracterizaria a avenida”, “que deveriam ser plantadas novas mudas da palmeira Jerivá”, e “que os Plátanos não seriam a espécie mais adequada para o plantio, haja vista que causariam muita sujeira na via pública, bem como causariam transtornos no escoamento e transporte de cargas mais altas que poderiam enroscar nos galhos quando estas árvores ficarem maiores”.

Diante disso, na penúltima semana do mês de junho o prefeito de Crissiumal fez uma live a fim de acalmar os ânimos da população e por fim a esta celeuma, dizendo que a decisão de plantar está espécime se deu em razão de ser uma árvore frondosa em sombra; porque precisamos sombrear mais a nossa cidade em virtude do calor que não para de aumentar e também quer ser reconhecido como o “prefeito plantador de árvores”.

Até a mesmo a Câmara de Vereadores se manifestou pedindo para o prefeito retirar os plátanos plantados na avenida.

“Noves fora” e, a grita gerada que tomei a liberdade de escrever para o prefeito e também, dar o meu pitaco.

Pois bem, sugeri ao prefeito que envolva a sociedade nestes debates, a fim de que a mesma tenha uma maior participação nas decisões de interesse coletivo e se sinta acolhida pelo poder público e pela cidade.

Citei exemplos na Argentina, onde ocorrem grandes debates reunindo argumentos de pessoas favoráveis e contrárias a determinadas teses e ao final, uma grande consulta popular a fim de efetuar a melhor escolha ou aquela que agrade a maioria da população.

A população está cansada de participar apenas no período eleitoral com o seu voto, ela pode e deve ser consultada, pois o destinatário final das políticas públicas é o cidadão o munícipe.








É evidente que a população não pode e nem deve ser consultada em todos os assuntos ou temas, até porque existem atos que são de governo e necessitam de uma resposta rápida do chefe do executivo (que por esta razão foi eleito, para representar a população) e, se fosse levado à consulta popular paralisaria a máquina e o serviço público, causando assim prejuízo à população.

Entretanto neste caso como envolve a maior avenida de nossa cidade, seria interessante criar um concurso público de um projeto paisagístico da totalidade da avenida ou de parte dela (dependendo da disponibilidade de caixa), com premiação para projeto vencedor que seria escolhido através de consulta popular.

Assim, haveria a participação efetiva da comunidade e uma padronização da avenida o que traria um embelezamento à cidade.

É importante recordar que na curva da avenida nas imediações da escola Madre Paulina em direção à saída de Horizontina vários munícipes fazem selfies do belo pôr do sol naquele local. Alguns no passeio de ambos os lados e outros no canteiro central.

Neste local, poderia ser erguido o canteiro central e construído um belo local para estas fotos (desde que amparado em estudos técnicos e adotadas as medidas de segurança).

Eu mesmo sugeri para a pista de skate que no lugar daquelas pichações horríveis poderia estar colorida com lindos grafites que poderiam ser escolhidos também através de um concurso nos mesmos moldes da avenida.

Em suma, é importante que o poder público não só aqui como em qualquer outro lugar ouça a população e lhe de espaço para que ela se envolva e participe das decisões e dos rumos de nosso município, não só apenas no período eleitoral e sim, durante os quatro anos de cada mandato.

No momento em que escrevo este texto o Prefeito lançou uma enquete nas redes sociais da prefeitura para que a população escolha se queira que sejam mantidas as mudas de plátanos ou, sejam plantadas palmeira Jerivá.












Em se tratando de um prefeito que prometeu levar a Crissiumal “a patamares jamais imaginados” creio que a simples consulta de plantar esta ou aquela espécime é simplória e leva Crissiumal a patamares... comuns!

Sim, também defendo a ideia de que devemos sonhar alto e porque não remodelar toda a avenida Palmeiras? E a avenida Santa Rosa, Castelo Branco?

Pelo que recordo foi na gestão do prefeito Sérgio Drumm que a Avenida Castelo Branco teve plantio de Cicas e outras espécimes arbustivas, bem como teve a colocação de luminárias nas rótulas desta avenida.

Foi um ato simples que trouxe um embelezamento da avenida e da cidade.

De lá pra cá, o que temos visto é o asfalto em algumas ruas e avenidas se deteriorando e nenhuma nova obra ou projeto de embelezamento de nossas vias.

A comunidade espera que a atual gestão possa mudar esta realidade e levar a nossa cidade a “patamares jamais imaginados” conforme prometido pelo Prefeito numa live.

Enfim, fica a dica!

Aqui como se pode ver até as palmeiras tem história.


Carlos Brackmann

Para TV CCM.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page